A Importância do Mindset de Crescimento para o Empreendedor

O mindset é uma forma de pensar que define nossa relação com o trabalho, com as pessoas e a maneira como lidamos com os desafios e também com nossos objetivos, ele determina se iremos ou não alcançar o sucesso.

“Mind” significa mente, e “set” significa configuração, portanto “mindset” é a configuração da mente. Cada indivíduo tem um mindset formado por suas crenças e valores, e o que veio absorvendo desde a infância formou seu modo de interpretar e agir no mundo, formando assim a sua configuração mental.

A grande maioria dos empreendedores que fracassam têm Mindset fixo. Isso porque eles acreditam que o fracasso é resultado do seu merecimento e que é muito difícil mudar.

Para alcançar o sucesso nos negócios é preciso abrir a mente para novas ideias, aprender novas coisas e transformar o midset fixo em mindset de crescimento.

Para o empreendedor com mentalidade de crescimento o fracasso não é vergonhoso e nem deve ser evitado, pois é uma oportunidade de aprender e evoluir. Ele alcança sucesso nos negócios porque tem uma crença, mesmo que inconsciente, de que tudo é possível com seus esforços e determinação.

A vontade de crescer leva o empreendedor a novos desafios, ser resiliente perante os obstáculos, enxergar o esforço como parte do processo, aprender com o exemplo dos concorrentes e, principalmente, a encarar os resultados como uma força para se tornar melhor e ganhar mercado.

A neurociência comprovou, através de inúmeros estudos sobre o funcionamento do cérebro, que, a partir do momento em que tomamos consciência de que nosso modelo mental nos limita, podemos optar por outro. Enfim, podemos concluir que o mindset é parte importante da nossa personalidade, porém, não significa que não possamos modificá-lo…É preciso expandir a consciência para empreender…

 

Débora Watanabe

Personal e Professional Coach, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing, MBA em Gestão Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *