A estrutura de custos de uma empresa deve ser revista periodicamente, de modo que o preço de venda possa ser formado de maneira apropriada. Deixar de analisar periodicamente os custos da empresa pode ser extremamente nocivo para o fluxo de caixa da sua empresa.
No mundo extremamente competitivo em que vivemos a análise periódica e o controle dos custos pode representar o sucesso ou o fracasso das empresas.
Mas será que esse é um assunto que o Pequeno e Médio Empresário deve se preocupar? Ou somente as grandes corporações acabam pensando nisso?
Esse é um assunto que deveria interessar a todo tipo de empresa, não importando o porte, o faturamento ou a área de atuação.
O assunto é de tamanha importância que as grandes empresas possuem departamentos que ficam encarregados da parte de custos e da formação de preços. Por outro lado, quando observamos as pequenas e médias empresas esse assunto acaba ficando em segundo plano (infelizmente), pois o empreendedor acaba deixando esta questão de lado por não ter afinidade com o assunto ou por ter seu tempo ocupado com uma série de outras atividades, tais como a área comercial, o desenvolvimento de novos clientes e o aprimoramento do seu produto.
Embora a gestão de custos e preços tenha seu grau de importância, no dia-a-dia das pequenas e médias empresas o que se observa é que este assunto está muito longe de ganhar a atenção que realmente merece.
Muitas empresas ainda formam o preço de venda de seus produtos de maneira bastante empírica (para não dizer que o preço de venda foi formado “no chute”).
Felizmente o mercado não mais comporta este tipo de atitude. É necessário que as organizações adotem uma nova postura em relação a custos de modo que possam se manter vivas (para não falirem ou serem compradas pelo concorrente).
E para se conhecer custos é necessário se conhecer bem o funcionamento da empresa. Se não conheço bem o meu negócio e as suas particularidades, a chances de a empresa estar formando o preço de venda do meu produto (ou do serviço) de forma equivocada são bem grandes.
Somente conhecendo em detalhes o processo produtivo da empresa é que teremos êxito na tarefa de apropriação correta dos custos e despesas aos produtos e, posteriormente, no processo de formação do preço de venda destes produtos.
A tarefa de revisão e análise da estrutura de custos é algo que deve ser feito rigorosamente todo o mês, de modo que possa ser avaliado o comportamento dos custos e o seu reflexo no preço de venda. Essa é uma atividade que é absolutamente indispensável para o empreendedor.
Converse também com o seu contador, pois ele deve ser um grande parceiro do seu negócio, colaborando com a gestão empresarial e munindo o empreendedor de relatórios e análises apropriadas.
Fique de olho na estrutura de custos da sua empresa. Ela é muito importante para ser deixada de lado.
Carlos Afonso
Idealizador do Blog Virei Empreendedor…e agora?