Não! Calma, não estou falando de vender seu sonho, sua empresa. Este artigo é fruto de uma conversa que teve como consequência o convite do administrador e contabilista Carlos Afonso para escrever em seu blogue Virei Empreendedor e Agora? , explicando a importância das vendas para o sucesso do negócio e consequentemente o sucesso do empreendedor.
Para que entendam, vou contar um pouco da minha história empresarial.
Há 6 anos fundei a www.noticiaprotrabalho.com.br. Depois de inúmeras tentativas (frustradas) com sócios, representantes comerciais e vendedores, eu começava a acreditar ser incapaz de vender algo ou levar adiante uma concretização comercial.
No entanto, a minha ficha finalmente caiu quando percebi que, antes de ter profissionais deste porte junto comigo, eu teria que aprender a vender.
Em oração, aos prantos, perguntei a Deus se ele me queria como empreendedora. Disse a Ele que eu acreditava ser necessário apreender a vender, mas que eu não sabia por onde começar.
Como sempre, a resposta veio: Eureka! Trazer, então, especialistas de vendas para o programa da TV Web, Dinheiro Extra (um dos quadros mais assistidos no portal e nas redes sociais), e, assim, apreender com eles e ajudar ainda mais o meu público.
Por intermédio de um grupo de Facebook, chamado Dr. Entre Jornalistas e Assessores, uma colega me sugeriu uma pauta com Mário Rodrigues, fundador do IBvendas.
Durante as fases de apuração da notícia e entrevista, Mário quebrou todos os meus conceitos, ou melhor, meus preconceitos sobre a atividade profissional.
Passados dois meses, lá estava eu sentada no curso de formação profissional do IBvendas, estudando técnica de negociação, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h.
Eu olhava para os meus colegas vendedores (em sua maior parte profissionais experientes que vendiam milhões) e me sentia uma formiga de tão leiga.
O “faixa preta” em negociações do IBvendas, José Aquino, trabalhou uma dinâmica real (não posso revelar qual neste momento para não perder a graça perante os novos alunos) e começamos a negociar ali, na frente da turma toda.
Sentada na primeira fila negociando com o mestre na frente de todos, algumas vezes eu olhava pra trás (como quem pede socorro aos colegas) e observava homens e mulheres (que admirava) de braços cruzados e olhos arregalados.
O mestre de vez em quando batia na minha mesa, mas eu seguia em frente determinada em entender e vivenciar todo o processo intensamente.
Não! Para esta quem escreve não era uma mera aula. Aprender a negociar e a vender era tudo naquele momento. Caso eu não apreendesse, teria que fechar o meu negócio e acabar com o meu sonho de fazer comunicação diferente.
O mestre vira-se para a turma e pergunta “temos um negócio aqui? Posso fechar com ela?” e eles, em sua maioria sem nem respirarem, respondem um efusivo ”sim!”, apesar de ainda alguns apenas balançarem a cabeça.
Por diversas vezes a mente dizia “saia correndo!”. Por isso, quando o treinador de vendas me estendeu a mão, apertei-a firmemente, mas ainda sem acreditar no que estava acontecendo.
Olhei para o meu colega de mesa e perguntei ao Adriano se aquilo queria dizer que eu havia fechado um negócio com o nosso professor? “Sim! Você fechou”, ele me revelava.
A minha reação foi automática, fazendo com que eu sorrisse e gritasse, esquecendo de onde eu estava: “Fechei o negócio! Isso quer dizer que eu vendo? Nossa! Eu vendo!”
Dias depois, uma semana antes da defesa de meu “Plano Tático de Vendas” (requisito obrigatório para a certificação), logo no meu primeiro dia de prática no mundo fora da sala de aula, vendi projeções de seis meses. Isso mesmo: todas as contas pagas por seis meses!
Contada uma parte (resumida da história), quero compartilhar com vocês alguns dos meus: “insights” para o sucesso de outros empreendedores e seus empreendimentos:
Primeiro: todo mundo já nasce vendendo.
Segundo: sem vendas, sem lucro. Não existe empresa ou empreendedor de sucesso aleatoriamente.
Terceiro: ser um ótimo vendedor é ter um interesse genuíno em ajudar pessoas.
Quarto: para vender é necessário desenvolver diversas competências. Uma delas é a comunicação.
Como vendedora profissional (título que hoje ostento e me orgulho), eu não poderia terminar este artigo sem vender o meu peixe.
Você quer saber qual é o seu perfil comportamental? Possui as principais competências para vendas? Quer se desenvolver ou se aprofundar em comunicação (uma das principais competências em vendas)?
Aguardo você em breve para uma conversa ou para um de nossos treinamentos e palestras.
Lembre-se: a sua imagem é você quem a constrói!
Envie suas dúvidas para sobre a sua construção de imagem. Quem sabe a sua dúvida possa ser selecionada como tema de um próximo artigo ou vídeo?
WhatsApp (11) 99387-3713
Até a próxima coluna.
Regina Ramalho
Fundadora da www.noticiaprotrabalho.com.br e atua também como jornalista, jurista, palestrante, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratégica e construção de imagens; consultora comportamental, facilitadora organizacional, vendedora profissional e educadora financeira pela metodologia DSOP; presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão, da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).