A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar ao estado original” e está associada à capacidade que cada indivíduo tem de lidar com seus próprios problemas, de superar momentos difíceis e de sobreviver.
Uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar crises, traumas, perdas, adversidades, transformações, desafios, recuperando-se diante delas.
Ser resiliente é diferente de ser persistente ou insistente. A resiliência tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante às situações difíceis.
A pessoa resiliente além de suportar a pressão, aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.
O nível de resiliência de uma pessoa determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com as adversidades da vida.
Dentre as características das pessoas com alta taxa de resiliência estão: Autoconfiança, persistência, otimismo, empatia, criatividade e flexibilidade.
Débora de Oliveira
Personal e Professional Coach, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach