O otimismo é um dos atributos das pessoas com maior realização pessoal e profissional.
Isso se explica porque o otimista tem mais resiliência ao encarar as adversidades como forma de crescimento e se permite ressignificar a experiência. Também se atribui à característica de não perder o controle diante da primeira negativa, mas buscar soluções para superar dificuldades e adaptar-se mais facilmente às mudanças.
Já o pessimista, geralmente culpa a si mesmo ou os outros pelo fracasso por não acreditar no seu potencial individual. Aqui torna-se desnecessário salientar que as crenças e valores fazem parte da nossa essência, construídos pela cultura, vivência, formas de agir e pensar de cada indivíduo. Mas, se mantivermos pensamentos como: “o problema sempre sou eu”, “isso nunca vai mudar”, “não vou conseguir” ficaremos estagnados.
Assim, passamos a entender como o otimismo pode ser aprendido… Para desenvolvê-lo é preciso enxergar que as dificuldades não vão durar para sempre e nem que se repetirão eternamente. É preciso passar a transformar crenças limitantes em crenças pautadas em potencialidades para atingir o sucesso.
Algumas formas de potencializar o otimismo incluem:
• Acreditar em você e em suas conquistas;
• Entender que você é dono de sua vida e autorresponsável por ela;
• Desafiar-se em metas ambiciosas como força motivadora para satisfação individual;
• Encontrar técnicas que ajudem no descanso da mente e liberação das tensões;
• Aproveitar as coisas boas da vida.
Com esses exercícios diários, ainda que timidamente, é possível mudar a visão sistêmica e sobretudo a visão sobre si mesmo, trilhando o caminho da positividade e consequentemente da satisfação pessoal.
Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach