O vaso quebrado

Quando falamos em quebra, falamos em ruptura, e seus sinônimos ainda incluem: rompimento, quebradura, interrupção de continuidade, divisão, corte.

Metaforicamente a quebra de algo produz “cacos” que ao serem reconstituídos evidenciarão marcas.

Imagine um lindo vaso que se quebrou e que os cacos foram colados… O que você vê é o mesmo vaso, mas ele não é igual. Ele agora tem rachaduras emendadas… nunca voltará ao seu estado inicial. Você pode ainda achá-lo bonito e ter um valor sentimental por ele, mas algo mudou.

O vaso quebrado aqui representa a quebra de confiança. A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento saudável. A perda da mesma é algo que jamais passará em vão, pois nenhum dos envolvidos voltará a ser igual e nada será como antes. Perdão e esquecimento não andam juntos necessariamente.

A destruição emocional causada pela quebra de confiança exigirá, a partir de agora, uma nova abordagem e esforço para a reconstrução do relacionamento, com atitudes como:

– Assumir o erro e a responsabilidade;

– Sair da posição de defensiva e dialogar;

– Empatia; – Pensar em alternativas para evitar novo erro;

– Demonstrações de confiança e mudança de atitudes.

Vai ser bem difícil uma colagem perfeita dos cacos para que as rachaduras do vaso sejam imperceptíveis. Você acha que vale a pena tentar?

“A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído” – Augusto Cury

 

Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology
Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência
internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração
e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.

Instagram: @debora_coach

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *