Caro empreendedor,
Hoje gostaria de convida-lo para uma reflexão muito importante acerta de um assunto que muitas vezes incomoda o empreendedor: os Recursos Humanos.
Obviamente esse é um assunto de extrema relevância e que o componente humano é a força motriz de qualquer negócio.
Podemos ter à nossa disposição os recursos tecnológicos de última geração, sistemas que são verdadeiros “estados da arte”, um mercado consumidor que é ávido pelo meu produto ou serviço. Entretanto, sem o elemento humano, corro o risco de dizer, isso não é suficiente para se destacar no mercado.
E é justamente aí que provoco, você leitor a refletir: o que você tem feito para atrair e reter os talentos na sua empresa? Sendo mais objetivo, te provoco a refletir se você gostaria de estar empregado na sua empresa!!!
Isso mesmo! Se você estivesse buscando uma vaga no mercado de trabalho e se sua empresa estivesse contratando, você se interessaria em participar do processo seletivo? Você se sentiria entusiasmado em ser contratado pela sua empresa? Conseguiria identificar potenciar de crescimento? Você teria orgulho e aquela sensação boa de pertencimento?
Você teria brilho nos olhos ou você seria mais um dentro da estrutura corporativa? Você acordaria com tesão todos os dias ou estaria lá só pela grana no final do mês mesmo?
Precisamos ser sinceros conosco mesmo. Se eu mesmo não consigo ficar empolgado com a ideia de trabalhar na minha empresa, que dirá alguém de fora.
E por esse motivo mesmo te provoco a refletir sobre aquilo que você tem feito para trazer gente realmente qualificada para caminhar junto contigo nesta incrível caminhada do empreendedorismo.
O que você tem feito de diferente para atrair e reter os seus talentos?
Se você quer fazer com que sua empresa se diferencie dos seus concorrentes, você necessariamente precisa fazer alguma coisa diferente em relação aos recursos humanos. Se você for fazer a mesma coisa que todo mundo faz, então, meu caro, você será mais no meio da multidão.
Procure fazer com que sua empresa seja diferenciada (e acredite…não é necessário ter recursos financeiros abundantes para isso). Pense fora da caixa. Busque formas criativas para se diferenciar…saia do lugar comum.
Quando você perceber o brilho nos olhos dos candidatos participando do seu processo seletivo você pode ter a certeza que está no caminho certo.
Acredite…é possível.
Boa sorte nesta caminhada, meu caro.
Carlos Afonso
Idealizador do Blog Virei Empreendedor…e agora?