Hoje resolvi escrever sobre um assunto muito importante, mas que muitas vezes é simplesmente esquecido pelo empreendedor: o networking.
Fazer networking NÃO É simplesmente trocar cartões de visita, embora trocar cartões de visita seja uma parte do processo (para garantir que você mantenha contato posteriormente à troca de cartões).
O processo de networking vai muito além disso, necessitando de dedicação constante, paciência e um pouco de perseverança – em outras palavras, para você colher os benefícios do networking é necessário pratica-lo.
José Augusto Minarelli, em seu livro “Networking”, define networking como sendo uma técnica de obtenção de ajuda e, ao mesmo tempo, uma postura de genuíno interesse pelo outro.
Isso quer dizer que a prática de networking é um caminho de mão dupla, que envolve sempre dar e receber, fazer e receber.
Praticar networking significa dizer que precisamos ser pacientes e deixar de esperar resultados imediatos. Posso dizer que esse processo muito se assemelha ao plantio de uma semente, a qual precisa ser plantada em solo fértil e precisa ser regada, adubada e cuidada para que possa, num futuro próximo, nos brindar com seus frutos (ou você já viu uma semente dar algum fruto poucos dias após o plantio?).
Para o networking produzir resultados é necessário que conheça e se interesse pelo outro. Obviamente não estou dizendo para você ser interesseiro, o que é muuuuuito diferente. Estou dizendo que quanto mais você se interessar pelo outro, quanto mais você se interessar pela história das pessoas e quanto mais você puder ajudar aqueles que fazem parte da sua rede de contatos, melhor será a sua colheita no futuro.
Marli Arruda, coautora e organizadora do livro “Networking & Empreendedorismo”, observa que os relacionamentos se constroem diariamente, numa atitude, postura e trocas.
É necessário aprendermos a ouvir e interagir com nossos interlocutores. Ouça mais do que fale. Faça mais do que prometa. Cultive relacionamento duradouros e não relacionamentos imediatistas.
Cada vez que procuro ajudar de alguma forma meu semelhante o universo acaba me ajudando de alguma forma. Cada vez que ajudo alguém, seja para indicar um possível cliente, um fornecedor ou uma indicação que alguém do meu circulo de relacionamentos (ou até mesmo fora dele) precisa, me sinto verdadeiramente recompensado. O interesse genuíno em ajudar a “resolver a dor do próximo” faz com que o Universo conspire a meu favor.
Tenho sido abençoado, pois o Universo tem me retribuído tudo aquilo que tenho dado.
Pratique networking. Respire networking. Amplie e interaja com sua rede de contatos.
Networking não é somente essencial para o sucesso do seu negócio, mas também para você!
Carlos Afonso
Idealizador do Blog Virei Empreendedor…e agora?