Jogo interior x jogo exterior

De acordo com o coach e escritor Timothy Gallwey, quando praticamos um esporte competitivo estamos na verdade disputando dois jogos: um com o adversário (jogo externo) e outro consigo mesmo (jogo interno).

Ao enfrentar o adversário passamos pelo processo de autoconhecimento, porque precisamos conhecer todos os recursos que temos para lidarmos com as adversidades. Também há o processo de auto superação, pois em algum momento vamos encontrar um adversário mais forte e teremos que desenvolver recursos que não tínhamos, e isso chama-se jogo interior.

Olhando por esse lado, nossos adversários são os maiores motivadores e agregadores, pois quanto mais capazes e habilidosos eles forem, mas precisamos desenvolver o nosso próprio potencial para enfrentá-los e isso nos faz crescer!

Quem é seu adversário? A sugestão por onde começar é elaborar um plano de ação com seus pontos fortes e fracos. Se o jogo não deu certo, mude a estratégia. Mas lembre-se sempre de desenvolver uma atitude de gratidão pelas adversidades, pois são elas que te fazem mais forte.

“Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que realmente enfrenta o medo”. – Timothy Gallwey

 

Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology
Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência
internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração
e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.

Instagram: @debora_coach

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *