Gatilhos emocionais são reações e mudanças comportamentais frente à determinadas situações, em geral negativas.
Isso se dá quando trazemos à tona experiências pessoais negativas acumuladas com o passar do tempo. Comandos negativos estimulam comportamentos negativos.
Não é fácil identificar quais são exatamente os nossos gatilhos. Porém, este processo de conhecê-los e entendê-los pode nos ajudar a desarmá-los e aprender a reagir melhor frente a eles.
O que você vê, pensa, ouve ou sente quando um gatilho é disparado?
Reflita: Depois do gatilho o que eu faço? Como posso não me entregar aos meus instintos para agir de maneira mais racional?
Ao ser surpreendido pela situação desconfortável, pare por 6 segundos antes de reagir. Entenda que o segredo é não se deixar levar pelo impulso inicial. Uma dica para controlar reações impulsivas, é reorganizar o cenário e imaginar outras possibilidades.
Portanto a autoanálise é essencial. Existe uma série de técnicas para ajudar a relaxar. Encontre a que mais se adeque a você.
Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach