Nós brasileiros temos muita criatividade e inciativa para empreender, embora isto seja uma verdade, fato é que muitos negócios fecham antes do quinto ano de funcionamento. Quando se fala em “planejamento estratégico” para o pequeno e médio empreendedor inicialmente eu percebo duas fortes impressões: ou é uma linguagem distante da realidade pois tecnicamente vimos a cultura do Brasileiro que empreende na raça ou por desconhecimento de como as ferramentas podem auxiliar e quebrar paradigmas. Então eu diria para este empreendedor que um planejamento tem 2 pilares básicos e não necessariamente na mesma ordem, sendo estes o direcionamento e a previsibilidade.
O planejamento permite e auxilia a organizar as informações e premissas do que faz sentido para um empreendedor quando ele analisa o ambiente interno e externo além de explorar melhor o produto ou serviço que está colocando no mercado, ele conhece as ameaças e oportunidades do seu negócio. A idéia de explorar mais que a proposta de valor é de grande valia e nesta conversa, refinar a linguagem que se identifica com seu público, a proporção da necessidade de consumo, perceber se a demanda é sazonal, quais os parceiros tornariam a experiência do cliente mais relevante e diferenciada, estas e várias questões sinalizam além de tudo as constantes mudanças do mercado.
Várias destas respostas serão norteadoras e entram então o fator que confere uma possibilidade de equilíbrio, a chamada previsibilidade. Tendo uma visibilidade e certa transparência nas informações o risco, os valores a tomada de decisão sobre a distribuição de recursos facilitam as manobras além de permitir a percepção das lacunas entre o que é e o que se se deseja. O fator comunicação também é altamente explorado como aliado uma vez que engajar pessoas é a maneira para fazer tudo acontecer, e a liderança é a arte do relacionamento !
Uma vez percebido que a ideia de planejamento não só é acessível mas quesito de sobrevivência ao pequeno e médio empreendedor, vem a segunda pergunta que grita: “E depois?”
Bom, se foi bem feito, com indicadores e metas específicas, elas também serão desafiadoras, pois o planejamento não foi tanto sacrifício para se fazer mais do mesmo.
A dificuldade não é só em elaborar o planejamento estratégico. Depois de tudo planejado, e aí, o que tem que ser feito? Este sim, é o grande desafio.
Então, seguem os passos do próximo capítulo :
- Comunicação – Tenha certeza que todos estão seguindo o mesmo objetivo e na mesma linguagem;
- Acompanhe o andamento das ações – Atitudes gerenciais e liderança que apoia o time na execução e nas conquistas. O planejamento estratégico serve como um guia direcionador mas todo momento há que se verificar os indicadores e envolver o time ;
- Fortaleça a cultura de colaboração e inovação – Apoiando e desenvolvendo a equipe com habilidades como resiliência, trabalho em equipe e foco no cliente você ganha força pois várias cabeças pensam, observam e fazem melhor que uma. Com um time alinhado ás informações sobre seu público-alvo, concorrência e sobre os problemas, as novas ideias vêem da própria equipe. Desta maneira, você reforça que todos estão olhando na mesma direção, aí sim a empresa aumenta as possibilidades de ter uma gestão mais acertada!
Juliana Teles C. Moreira
Consultora Organizacional – Especialista em Gestão de Pessoas
juliana@loggosconsultoria.com.br