Os Neurocientistas estimam que o ser humano tem cerca de 60 mil pensamentos por dia, se isso já não bastasse, somos “achovalhados” com uma quantidade avassaladora de informações externas. Um estudo da University of Southern California revela que a quantidade de informação que recebemos todos os dias equivale ao conteúdo de 174 jornais, cinco vezes mais do que em 1986. Mas como aproveitar tudo isso? Como gerar resultados com todas essas informações assimiladas pelo cérebro?
Não existe fórmula mágica para gerar insights, mas, por mais que pareça óbvio, uma boa maneira de se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar grande e ter muitas ideias. Sim, você pode gerar muitos insights diariamente.
Quantas ideias chegam a nós todos os dias? Muito mais do que jamais poderíamos usar. O que fazemos quase sempre? Simplesmente descartamos a maioria delas, sem fazer nenhum esforço para gravá-las. Já pensou que você pode ter excluído uma ideia que poderia revolucionar a vida de muitas pessoas? Segundo Paul Graham, cofundador da Y Combinator, as melhores ideias normalmente são aquelas chamadas de orgânicas, ou seja, insights que brotam do cotidiano, das experiências simples.
Que tal começar organizando esses pensamentos? Descreverei três dicas simples:
1º Organize ao menos sete insights todos os dias. A melhor maneira de gerar ótimas ideias é gerar muitas ideias. Escolha um tópico por dia, faça uma lista e mantenha essas anotações arquivadas, você ficará impressionado com os resultados, pois somos criativos, mas infelizmente ignoramos nossas intuições criativas, com este comportamento, você fortalecerá seus “músculos” geradores de insights.
2º Leia mais. A leitura é vital para a geração de ideias. Ao longo do tempo, você se tornará um líder na produção de novas ideias se desenvolver o hábito da leitura. A dica principal nesse item, é que ao ler um novo livro, você faça anotações, destaque as passagens mais importantes, adicione suas próprias notas e conclua com uma resenha. Quanto mais conteúdo para insights você tiver, mais você poderá combinar com o seu arquivo (conforme o item 1º) e assim, gerar ideias inovadoras.
3º Quebre seus padrões. Você estabeleceu padrões de comportamento e pensamento pra si mesmo ao longo do tempo. Fique atento a esses padrões e quando perceber padrões limitantes, mude! Sim, você pode! Pense numa pessoa que quer empreender, mas tem um padrão de escassez, dizendo o tempo todo que não tem capital, o que fazer? Um bom começo é fazer uma lista com dez maneiras de encontrar fundos de investimento. Romper velhos padrões não é fácil, mas também não é impossível, escrever e organizar as ideias, mais cedo ou mais tarde lhe trará excelentes resultados.
Experimente estas três maneiras simples de gerar insights com grandes resultados, além de praticar diariamente a resolução de problemas corriqueiros. Possuir um método simples como esse, pode empoderar e alavancar os seus insights, comece a gerar ideias poderosas agora mesmo! Siga em frente e seja no mínimo, muito feliz. Forte abraço!
Cesar Fialho
Psicólogo, Coach e Consultor em Saúde Emocional nas organizações
Cel: (11) 96365-0695