Ressignificar é um método neurolinguístico para fazer com que as pessoas atribuam um novo significado a acontecimentos através da mudança de sua perspectiva.
Nossa tendência natural é o autoquestionamento sobre o que poderíamos ter feito diferente para mudar a realidade. Mas considerando que muitas coisas estão fora do nosso controle, reagir a determinados acontecimentos é uma escolha pessoal.
Aprender a ressignificar é respeitar a própria história, pois o lugar onde se está vem da experiência de cada um. Não há como mudar o que já passou, mas é possível modificar o modo de agir pelo aprendizado. Ao olhar para trás é preciso ver o que pode ser feito daqui pra frente e mudar a direção!
Importante salientar que, antes de qualquer coisa, num processo de ressignificação o perdão parte é essencial. Perceber que não temos o controle sobre determinadas circunstâncias, se perdoar e perdoar os outros para seguir adiante, almejando um caminho que entendemos ser o melhor é preciso.
Ressignificar também pressupõe um novo olhar sobre acontecimentos com o exercício de pensar no que pode ser convertido em positivo para alcançar novas perspectivas. Ressignificar também significa criar e se reinventar no sentido de autodesenvolvimento e evolução contínua.
“Ressignificar é trocar as lentes, enxergar com novos olhos uma mesma situação”.
Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach