Competências não são abstratas, elas são expressas por meio de comportamentos. Para desenvolver competências, é preciso abordar questões comportamentais e ter exemplos dessas competências. Como age uma pessoa com essas competências? Que comportamentos ela tem?
Observar indivíduos que possuem essas competências e como elas as exercitam é importante para o aprendizado.
Como competências são expressas por comportamentos, em muitos casos, o desenvolvimento delas pode estar ligado a mudanças comportamentais. Por isso, verifique também os comportamentos que dificultam ou impedem o desenvolvimento de determinadas competências.
Por exemplo, uma pessoa que precisa se comunicar melhor, mas que se sente impaciente com os outros e evita o convívio social.
Além disso, há outros meios de desenvolver competências como cursos, treinamentos, workshops, leituras…
Por fim, lembre-se que nenhuma competência é desenvolvida sem muita prática e repetição. O esforço positivo é uma parte do processo!
Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology
Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência
internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração
e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach