Envelhecimento, para os seres humanos, é o processo de desgaste das células ao longo da vida. Acontece que desde que vimos a esse mundo começamos a envelhecer.
Mas, estamos preparados para isso?
Até pouco tempo velhice era sinônimo de doença. Hoje essa interpretação está ultrapassada. No conceito de envelhecimento “ativo” as pessoas percebem e utilizam seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo da vida. Qualidade de vida não tem idade! E aqui o conceito não se refere exclusivamente à saúde física, mas a saúde mental e social.
Quando criança, a pergunta mais frequente era “Quem você quer ser quando crescer?”. Depois de certo tempo, a pergunta que mais faz sentido é “Quem você quer ser quando envelhecer?”. Ou seja, qual o legado você vai deixar para a humanidade e que sentimento quer ter sobre o seu propósito de vida?
O que muitos custam a entender é que envelhecer faz parte da vitória da vida e traz belas lições como: amor próprio, autorrealização, resiliência, tolerância, amor ao próximo, etc. Quanto mais se envelhece mais se tem a oportunidade de degustar do sentimento de dever cumprido. Esse é o segredo da grande vitória da vida!
“Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” – Henri Amiel
Débora de Oliveira
Personal e Professional Coach, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing, MBA em Gestão Empresarial.
Instagram: @debora_coach