É fantástico quando observamos o grande salto que a humanidade deu na última década.
O avanço da ciência e da tecnologia vem trazendo melhorias significativas em diversas áreas, tais como: neurociência e neurotecnologia, inteligência artificial, cooperação de sistemas ciberfísicos com os humanos, entre muitas outras tantas coisas que vem ocorrendo.
Ficamos fascinados quando uma complexa cirurgia pode ser conduzida, através da internet, por um competente cirurgião localizado a minhas e milhas de distância (sim, caro leitor, isso acontece…não foi extraído de nenhum filme de Ridley Scott ou de Spielberg).
Entretanto, caro leitor, embora muitas dessas coisas tragam melhorias significativas para nossas vidas, será mesmo que a humanidade de fato melhorou?
Evoluímos tanto em tão pouco tempo e sequer conseguimos sanar vários problemas que afetam nossa existência nesse planeta chamado Terra a tempos.
Nossos semelhantes continuam a passar fome e sede em vários cantos do globo. Muitos não têm condições sanitárias básicas e vários acabam morrendo em função de doenças que foram (ou deveriam ter sido) erradicadas no século passado.
Não bastasse isso, nos deparamos com as guerras em vários cantos do mundo, com a violência que ocorre diariamente dentro do nosso quintal, com a falta de emprego e muitas vezes com a falta de esperança.
E tudo isso nos traz a seguinte reflexão: o que você tem feito para tornar esse mundo um lugar melhor para se viver? Qual tem sido a sua contribuição pessoal?
Não importa qual a sua fé ou se você acredita em Deus, Alá, Jeová, Javé, Buda. Certamente Ele nos colocou neste mundo com alguns propósitos, como evoluirmos como serem humanos e o de tornarmos esse mundo um lugar cada vez melhor para se viver.
Oportunidades de servir ao nosso semelhante se apresentam à nossa frente no nosso dia a dia.
Clifford L. Dochterman, americano que presidiu o Rotary International em 1992-93, teve como lema da sua presidência “a verdadeira felicidade está em ajudar ao próximo”.
Sejamos, pois, cada vez mais felizes. Que tenhamos cada vez mais oportunidades de servir ao próximo.
Carlos Afonso
Idealizador do Blog Virei Empreendedor…e agora?