Por Isis Moretti
Quando assumimos o papel de empreendedor, o caminho que traçamos requer dedicação e inovação. A jornada exige que superemos os nossos limites – físicos e psicológicos; a busca incessante por um lugar ao Sol é árdua e requer muita competência neste universo extremamente competitivo em que vivemos. É preciso então ser inovador.
Quero que alguém me aponte um setor onde não exista concorrência. Você conhece algum? Hoje, qualquer que seja o mercado que decidimos atuar, vamos nos deparar com um “milhão” de pessoas fazendo a mesma coisa e, neste caso, para se destacar é preciso apresentar diferenciais, aquilo que chamamos de inovação. Então, te pergunto: o que você faz de diferente (que seus concorrentes não fazem) para oferecer aos seus clientes? Repare o que seus concorrentes estão fazendo e faça melhor, crie algo inédito! Veja aquilo que você pode fazer de novo e ainda não tentou.
A inovação não está relacionada aos mercados voltados para tecnologia. Qualquer que seja o ramo de atuação é possível inovar. Entendo que inovação é explorar com sucesso novas ideias e colocá-las em prática. Mas algo deu errado neste processo? Não tem problema. Erre rápido, corrija rápido e tente novamente rápido. Não tenha medo de errar! O erro faz parte do processo e só alcança o sucesso, aqueles que aprendem com os erros.
Se vale uma dica para quem está começando a empreender é: seja observador e não perca tempo. O mundo se transforma diariamente e acompanhar essa evolução é imprescindível e bastante difícil. Mas não se subestime… Seja criativo e perspicaz, afinal, você é um empreendedor e precisa estar conectado neste mundo interconectado.
“Inovar significa avançar os negócios de sua empresa, reinventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais, gastando menos”.
Autora: Isis Moretti – Diretora da Liberdade de Ideias – Jornalismo e Comunicação Integrada
Telefone: (11) 2376-3776