Sons e aromas transportadores

A que te remete uma determinada canção ou aroma?

Hoje desejo falar sobre a ligação da música e dos aromas com estados emocionais passados e o poder desse transporte tão imediato e preciso, o qual nos permite reviver sensações e sentimentos. Escolhi focar nas conexões positivas!

Cientificamente comprovado que o nosso cérebro possui conexões com eventos armazenados na nossa memória afetiva e que esse gatilho pode ser disparado através da música ou aroma em frações de segundos.

Canções que subjetivamente marcaram um momento, seja comemorativo, de ninar, romance ou regozijo, bem como os aromas mais variados possíveis, como o perfume de quem se quer bem, o cheiro da sua lancheira escolar, o café do sítio, o aroma da comida caseira da sua avó, entre tantos e tantos outros… nos transportam a estados emocionais vividos e que agora, através de um flash, são revividos.

Algo no cérebro faz com que voltemos à experiência de um momento específico, muitas vezes num passado não tão distante, e essa conexão é tão precisa que se tem a sensação fiel do tempo e do espaço.

Mais complexo do que o corpo humano e sobretudo a mente para poderem explicar esse fenômeno já estudado, é a individualidade de cada ser em filtrar o que ficará armazenado em pequenos e preciosos frascos da nossa memória e qual a conexão mental a ser remetida.

Não importam as explicações técnicas que possamos encontrar, senão a dádiva mágica de reviver momentos inesquecíveis que compõem quem somos

Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.

Instagram: @debora_coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *