Serviços no Brasil é phoooda. Como desapontar seu futuro cliente!

Caro leitor,

 

Você que está pensando em empreender ou já empreende, cuidado para não ter sua imagem arranhada por não conseguir atender o seu cliente (em especial por deixa-lo sem qualquer resposta).

Primeiro ponto: você precisa se comunicar com o seu prospect, não importa qual o canal você vai disponibilizar para isso. Pode ser o site, e-mail, telefone, WhatsApp, chat, Messenger, Direct do Instagram, sinal de fumaça, pombo correio (estou exagerando aqui)…pode ser tudo isso, inclusive.

Segundo ponto: se você disponibilizou um canal de atendimento para atender o seu cliente, então atenda-o. A pior coisa é o cliente tentar se comunicar com sua empresa (para fazer negócios) e ficar no vácuo, ou seja, ficar sem nenhum tipo de resposta.

Essa semana que passou contatei 5 empresas para realizar um job para mim. Entrei em contato com cada uma, através do canal de atendimento que fora disponibilizado. Das 5 empresas que contatei, apenas 2 me responderam! Isso quer dizer que apenas 40% das empresas retornaram!

Amigo, reflita sobre o assunto: você disponibiliza o canal para se relacionar com o cliente e simplesmente não se comunica com ele. Não tem coisa pior do que deixar o cliente sem retorno. A leitura que sempre faço é que se a empresa não está a fim de me atender, certamente não precisa gerar vendas ou novos negócios. Fico muito desapontado, enquanto cliente/consumidor, com isso.

Já dizia Abelardo Barbosa, o saudoso Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”. Eu diria que quem não se comunica deixa de vender.

Bons negócios, boas vendas e não deixei seu cliente no vácuo. Comunique-se com ele.

 

Carlos Afonso

Idealizador do Blog Virei Empreendedor…e agora?

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