Não tem coisa pior do que você ignorar o cliente

Meu amigo, se você já é empreendedor ou pretende um dia empreender, saiba existe um pecado mortal que não pode ocorrer em hipótese alguma: IGNORAR O CLIENTE, e com isso deixar de vender.

Todo mundo reclama que está difícil vender…que o mercado está muito competitivo…que a concorrência é gigante…que as margens estão minguando…reclamações, reclamações e reclamações.

Muito disso é verdade, porém entendo que existe espaço para todo mundo no mercado, desde que você seja competente e preste um serviço decente. Fora isso, o resto é conversa de empresário mimizento, que acha que se ele ficar olhando para o céu o cliente surgirá na sua porta como mágica.

Especialistas de mercado estimam que trazer um novo cliente para a sua empresa custa entre 5 a 7 vezes mais do que mantê-lo. Se formos nesse assuntos em profundidade, perceberemos que a tarefa de trazer novos clientes para dentro de casa é enorme, pois é necessário se investir em marketing (seja on line ou off line), preciso treinar pessoas, preciso ter estrutura de atendimento satisfatória e uma série de outros fatores. Por óbvio isso custa e não custa pouco para as empresas.

Agora imagine você, caro leitor, quando seu cliente já te conhece, pois você já o atendeu anteriormente , já conhece sua marca, já conhece inclusive onde fica sua empresa…ele te procura, pois ele quer novamente consumir seu produto ou seu serviço (logo, esse cliente já deve estar fidelizado, de certa forma) e, com isso, contribuir com o aumento das SUAS VENDAS, que possivelmente irá contribuir para o aumento de LUCRO do seu negócio. Percebam que o gasto de se trazer esse cliente para consumir novamente seus produtos e serviços é infinitamente menor do que o esforço que foi feito da primeira vez para trazer o cliente para dentro de casa.

E mesmo assim, caro leitor, tem empresas (inclusive grandes) que teimam em ignorar o cliente nesse momento. O cliente está ávido por consumir novamente, ele te procura e o que ele ganha? UMA SOLENE BANANA. Reflita sobre isso, caro leitor. O cenário pode parecer surreal num primeiro momento, mas asseguro que ele é mais frequente do que parece. Depois não vá reclamar que o seu cliente foi infiel e te trocou pelo concorrente. Você pediu por isso no momento que ignorou seu cliente.

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