A inveja tem sua faceta positiva

De acordo com o dicionário Aurélio a inveja é o desgosto ou pesar sobre a felicidade de outrem. Também traduzida como vontade de possuir o que é do outro ou a estranha alegria de ver o outro se dar mal. Freud já explicava que a inveja faz parte da vida psíquica do indivíduo, desde o seu nascimento, e pode manifestar-se consciente ou inconscientemente.

A inveja quase nunca é admitida e tem um caráter destrutivo e de ódio, diante do complexo de inferioridade em relação ao outro. Já a cobiça é mais amena, interpretada como o desejo de possuir o que é do outro, sem tantos efeitos negativos, e isso pode ser um sentimento que serve como mola propulsora para que o cobiçador vá atras dos seus objetivos.

Mas, ponderando sobre tudo isso… Vejamos por outra ótica:

Quando alguém admira, deseja, imita ou, principalmente, quer ser quem você é, significa que está sendo uma boa referência para aquela pessoa. Faz tanto sentido quem você é, o seu sucesso pessoal e/ou profissional, que ela começa a espelhar-se em você. Você deu certo ou está dando certo e por isso passa a chamar mais atenção!

A inveja de outrem é a certificação do seu sucesso.

Débora de Oliveira – Personal & Professional Coach, Positive Psychology Practioner, profissional atuante no seguimento não-governamental de abrangência internacional, graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração e Marketing, MBA em Gestão Empresarial.

Instagram: @debora_coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *